terça-feira, 7 de abril de 2009

Impactos positivos e negativos das NTCIs para a sociedade.

Surgidas no contexto da revolução da terceira revolução industrial, as NTCIs transformaram e ainda transformam conceitos de conhecimento, possibilitando a interatividade entre a sociedade, fazendo com que culturas de diferentes lugares do mundo possam se difundir em todos os cantos do mundo. Isso fez com que a forma como foram utilizadas possibilitou o surgimento da “sociedade da informação”.
A maioria delas se caracteriza por agilizar o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Ou seja, com a facilidade e a rapidez com que a informação circula entre nós, consequentemente, nos torna mais capazes de crescer profissionalmente e socialmente, porém há uma maior circulação de falsas informações, e no caso dos computadores a criação de vírus, podendo gerar golpes, por exemplo.
Outro aspecto positivo é que uma pessoa pode manter um contato com outra mesmo estando do outro lado no mundo, por exemplo, ela pode ouvir, falar e ver em tempo real a pessoa onde ela esteja, ou seja, é um perto-longe.
Um outro ponto positivo e negativo também, é a influência que as NTCIs têm sobre a educação. Como em outras épocas, há uma expectativa de que as novas tecnologias nos trarão soluções rápidas para mudar a educação. Sem dúvida, as tecnologias permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente.
Por um lado, o aluno pode acrescentar novas informações, porém o aluno fica acostumado a não procurar por outras fontes de pesquisa a não ser a internet, o que faz a maioria deles não raciocinar em cima do trabalho e só copiar o que está no site e colar em sua pesquisa. O mais perigoso nisso é que muitos sites a informações contidas não são verídicas e não tem como comprovar isto.

Um comentário:

  1. O trabalho está bom e concordo que as novas tecnologias tanto trouxeram aspectos positivos como negativos para a sociedade.

    ResponderExcluir