quinta-feira, 26 de março de 2009

Tecnologia wireless e Wi-Fi.

As redes locais sem fio (Wireless) constituem-se como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rádio freqüência ou infravermelho, e do receptor, as rede Wireless podem atingir distâncias de até 18 m, variando para isso a tecnologia utilizada envolvida, permitindo agrupar computadores, ou qualquer outro dispositivo eletrônico, interligando-os pelo ar através de ondas eletromagnéticas.
Redes wireless fornecem funcionalidades idênticas as redes com fio, tendo como principais atrativos a flexibilidade para conexão dos dispositivos além da facilidade de atingir pontos de acesso onde os fios convencionais não chegam, ou têm grande dificuldade para chegar.
A título de curiosidade, uma comunicação Wireless pode envolver diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como as ondas Infravermelhas (IR – Infrared; Comunicações a pequenas distâncias, controle remoto) e microondas.
As principais tecnologias existentes para a criação de uma rede wireless são: Bluetooth, Wi-Fi, WiMAX, onde as diferenças principais estão no alcance proporcionado para a utilização da rede e na largura de banda oferecida.
O Wi-Fi foi uma marca licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. Esse termo foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios, usando o protocolo IEEE 802.11. Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, ou seja, usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como: Aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário