quinta-feira, 9 de abril de 2009

Papel das Novas Tecnologias no Mundo moderno

Você já se perguntou como seria viver num mundo sem tecnologia?
Pois é, nos dias de hoje fica praticamente impossível cogitar essa possibilidade.O chamado e esperado “Boom Digital” revolucionou radicalmente a humanidade,fazendo com que a comunicação,integração,e acesso a todas as partes do planeta fossem possíveis,desempenhando um papel fundamental na evolução de todos os tempos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Impactos positivos e negativos das NTCIs para a sociedade.

Surgidas no contexto da revolução da terceira revolução industrial, as NTCIs transformaram e ainda transformam conceitos de conhecimento, possibilitando a interatividade entre a sociedade, fazendo com que culturas de diferentes lugares do mundo possam se difundir em todos os cantos do mundo. Isso fez com que a forma como foram utilizadas possibilitou o surgimento da “sociedade da informação”.
A maioria delas se caracteriza por agilizar o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Ou seja, com a facilidade e a rapidez com que a informação circula entre nós, consequentemente, nos torna mais capazes de crescer profissionalmente e socialmente, porém há uma maior circulação de falsas informações, e no caso dos computadores a criação de vírus, podendo gerar golpes, por exemplo.
Outro aspecto positivo é que uma pessoa pode manter um contato com outra mesmo estando do outro lado no mundo, por exemplo, ela pode ouvir, falar e ver em tempo real a pessoa onde ela esteja, ou seja, é um perto-longe.
Um outro ponto positivo e negativo também, é a influência que as NTCIs têm sobre a educação. Como em outras épocas, há uma expectativa de que as novas tecnologias nos trarão soluções rápidas para mudar a educação. Sem dúvida, as tecnologias permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente.
Por um lado, o aluno pode acrescentar novas informações, porém o aluno fica acostumado a não procurar por outras fontes de pesquisa a não ser a internet, o que faz a maioria deles não raciocinar em cima do trabalho e só copiar o que está no site e colar em sua pesquisa. O mais perigoso nisso é que muitos sites a informações contidas não são verídicas e não tem como comprovar isto.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

P1.

. Qual o papel das NTCIs para o mundo moderno ?
. Quais os impactos das NTCIs para a sociedade ? (Opine sobre o tema destacando os impactos positivos e negativos das Novas Tecnologias)
>Em breve. (: